Uniões de Provas

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Email

“Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”  – Jesus – Mateus 19.6 

 

Por Luiz Carlos Affonso

A transformação moral do espírito é fundamental para a sua felicidade e sua paz. A Doutrina Espírita trás em O Livro dos Espíritos na sua terceira parte as Leis Morais, em observância a elas verificaremos que são um meio de transformação, ressalvando que a última delas é a mais importante, a de Justiça, Amor e Caridade. Diz: “É por ela que o homem pode avançar mais na vida espiritual, porque ela resume todas as outras.

Quando Deus nos insere na família terrena, onde vamos construir as nossas relações afetivas, essas relações oportunizam aos conviventes familiares experiências que vão contribuir na edificação moral, atenuando as nossas mazelas como, egoísmo, orgulho, vaidade, impulsos instintivos, apegos e outros, transformando-nos em seres de amor incondicional. Somos devedores de antigos compromissos e a reencarnação propicia, possibilita e garante o resgate na condição de cônjuge, pais, filhos ou parentes.

Essa interpretação dos dizeres de Jesus de que, “Não separe o homem o que Deus ajuntou”, devem ser compreendidas com menção à conciliação de seres, não está referendada somente aos casos conjugais e sim a compromissos domésticos sagrados.

As nossas reencarnações são planejadas para que tenhamos êxito em suas vivências e não temos o direito de desarmonizar o que foi programado e estruturado com objetivos Divinos para as nossas conquistas virtuosas no trajeto do progresso nobre do espírito. Quem desorganiza realizações Divinas esboça a reparação.

Diz Emmanuel em página do Livro Caminho Verdade e Vida. “Ninguém alegue desconhecimento do propósito divino. O dever, por mais duro, constitui sempre a Vontade do Senhor. E a consciência, sentinela vigilante do Eterno, a menos que esteja o homem dormindo no nível do bruto, permanece apta a discernir o que constitui “obrigação” e o que representa “fuga”…”Quebrando a ordem que lhe rege os caminhos, desorganizará a própria existência. Os princípios equilibrantes da vida surgirão sempre, corrigindo e restaurando”.

A sugestão de progresso espiritual, não é criar paixões e apegos ou ainda desapegos entre os seres, mas de possibilitar, viabilizar e dilatar o amor na família humana e espiritual. A estrutura da conciliação, consonância e união, se fortalecem na esfera terrena e consolidam no plano espiritual.

A ligação sanguínea que nos une, não determina imprescindivelmente laços de sangue. Os que se ajuntam para ajustes na mesma parentela, são na maior parte, espíritos que revelam amabilidade, cativados por ligações precedentes, que se retratam por um apreço mútuo na existência física. Podem ser também totalmente desconhecidos uns dos outros, desunidos por incompatibilidades do passado longínquo ou não. São adversidades que se manifestam na existência material e que são reciprocas, com o propósito de amparar nas atribulações, dificuldades e infortúnios.            

Os filhos rebeldes, o esposo opressor, a companheira inflexível, os pais autoritários, são junções de ligações menos dóceis, onde cultivastes o espinheiro do tiranismo e hoje em convivência contigo, pede transformação nas vivências e experiências terrenas, amando e perdoando sem limites. Portanto não vamos alinhar as nossas sagradas oportunidades separando o que Deus ajuntou para o nosso avanço, desenvolvimento e evolução.

 Fontes:

– Caminho, Verdade e Vida — Emmanuel.

– Livro da Esperança — Emmanuel.

– KARDEC, Allan – O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Patrocinadores
Claudia Teresa Lopes Anuncio

Leia também

Priorizar o espírito sempre

CÍNTHIA CORTEGOSO http://contoecronica.wordpress.com/ Por mais que a genialidade digital terrena surpreenda incessantemente, o espírito (imortal) começa a se cansar de

Multiplicam-se em dedicações – cumpre-nos continuada cooperação

Por Orson Peter Carrara   Um mergulho nos parágrafos faz essas descobertas. Os clássicos autores espíritas deixaram verdadeiros tesouros que

A arte de ouvir (Sem julgamento)

CÍNTHIA CORTEGOSO http://contoecronica.wordpress.com/   Há tanta pressa para viver nestes dias, e tanta falta de direção que se presencia em

Olhos com prevenção

Orson Peter Carrara   O relacionamento humano nem sempre é harmonioso, normalmente é tenso, por variados motivos, que vão

Breve ensaio sobre a Vida

CÍNTHIA CORTEGOSO http://contoecronica.wordpress.com/     A vida não é uma batalha com apenas dificuldades (aliás, como muitos a descrevem), na

As palavras são declarações

CÍNTHIA CORTEGOSO http://contoecronica.wordpress.com Como as palavras possuem poder! Quando compreendermos e praticarmos essa tão decisiva verdade, muito em nossa vida

plugins premium WordPress