Palestra Renovar Sempre 

Palestra Renovar Sempre

No dia 28/02/17 foi realizada uma palestra com o tema “Renovar Sempre” com a nossa amiga e colaboradora Kesi Adria. O exposto é um convite para olhar a si mesmo desprovido de julgamento, crítica e insatisfação. Todo aquele que se dispõe a renovar-se, é porque compreendeu que já está apto a dar um passo adiante. Já extraiu tudo o que precisava dessa fase da vida e agora pode recomeçar uma nova etapa, com novas escolhas, novas oportunidades, novos olhares e novas experiências. 

A questão é saber se chegou a nossa hora de renovar-se. Quando sabemos? Quando sentimos que a nossa vida precisa de algo mais e temos a necessidade de saborear novas conquistas?

O autoconhecimento é um importante passo para conquistar a renovação. Essa recomendação aparece na pergunta 919 d’O Livro dos Espíritos, onde Allan Kardec pergunta aos colaboradores da espiritualidade qual é o meio para se chegar ao autoconhecimento. A resposta é que devemos promover um diálogo interior para checar como anda nossa conduta, nossos sonhos e nossa motivação. Para ilustrar esse ensinamento, aqui está uma resposta dada por Santo Agostinho para essa questão: “_Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar”.

O autoconhecimento é a percepção e compreensão dos nossos pensamentos, emoções, sentimentos e ações físicas. É estarmos conscientes da nossa realidade, cada vez mais. A nossa transformação precisa estar alicerçada em um trabalho de investigação interna. Devemos aprender a olhar para nossa realidade íntima com sinceridade, com imparcialidade, mas também com acolhimento, com carinho, sem autojulgamento e autopunição. Na palestra, foi apresentado 10 ações cristãs para quem busca renovar-se. Compartilhamos ao leitor aqui, agora:

10 ações cristãs para quem busca se renovar

1 – Perdoe a si mesmo e ao outro

2 – Dê menos desculpas e realize mais

3 – Recupere a confiança em si fazendo coisas que manda muito bem

4 – Retoma seu esforço de crescimento

5 – Caminhe olhando para frente. Se precisar, dê só uma espiadinha para trás para ver que o que passou, passou

6 – Valorize o momento atual

7 – Invista mais nas possibilidades

8 – Não julgue sob a ótica do certo e errado. Seja um observador e não um juiz

9 – Tente outra vez, não tenha medo e nem preguiça de recomeçar

10 – Agradeça por tudo.

pelo D.C.D.