Institucional 

O Centro Espírita Seareiros de Jesus, fundado em 25/01/1991, é uma sociedade de direito privado sem fins lucrativos utilidade pública municipal, Estadual e federal, de caráter religioso, assistencial, educativo, filantrópico e de caráter apolítico da sociedade.

Finalidades:
- O estudo e a prática do Espiritismo embasado nos aspectos filosófico, científico e religioso, de conformidade com as obras de codificação de Allan Kardec.
- Desenvolvimento de ações filantrópicas, assistenciais, educativas, culturais e de divulgação da doutrina.

Objetivos:
- Proporcionar novos e sólidos conhecimentos aos participantes esclarecendo sobre as leis que regem a vida com base na codificação e na elevação moral proposta nos ensinamentos de Jesus.
- Auxiliar espiritualmente aqueles que vêm em busca de alento, promovendo o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação.
- Prestar serviços gratuitos à coletividade em geral.
- Divulgar a Doutrina Espírita.

 

História

A prática do “Evangelho no Lar” na casa do Sr. Valdemar da Silva foi a origem da formação de um grupo de famílias que possuíam objetivos em comum.

As atividades eram feitas em revezamento nas casas de Adilson Augusto Soares, Almanir Pigatto, Mara Luiza da Silva, Neusa Moura de Farias, Nelson Farias do Nascimento, Norivaldo do Carmo Clemente, Paulo Augusto Justen e Valdir Farias da Silva.

Imbuídos do ideal cristão em divulgar e expandir o conhecimento da doutrina espírita, aos poucos, mais pessoas foram se agregando a este grupo que posteriormente, visando a implementação dos estudos e das atividades doutrinárias aos integrantes das famílias, passaram a realizar os trabalhos em um prédio alugado, um barracão, no bairro Nova Americana.

Com o número de atividades crescendo cada vez mais, no dia 25 de janeiro de 1991, este grupo fundou o Centro Espírita Seareiros de Jesus.

Em 1993, por meio de doações, foi possível a aquisição de um terreno onde, em 1994, iniciou-se a construção da sede própria, na Rua Silvino Bonassi, 150, no Bairro Nova Americana. 

Com as obras concluídas em dezembro de 1996, as atividades doutrinárias passaram a ser realizadas neste novo prédio.

Atualmente, além dos estudos da doutrina, são realizadas ações socioeducativas e assistenciais que promoveram a condição do reconhecimento do Seareiros como uma entidade de utilidade pública municipal e estadual.

 

Estrutura

Para a organização e o desenvolvimento das Atividades da Casa, o Centro Espírita Seareiros de Jesus possui uma equipe administrativa que é composta de uma diretoria executiva com presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, 1º e 2º tesoureiros, bibliotecário e três coordenadores para cada departamento, com exceção do Departamento de Orientação Doutrinária DOD que é composto por seis participantes e um conselho deliberativo composto por quinze pessoas. 

A diretoria é eleita a cada dois anos, por meio de eleição do Conselho por assembleia geral.

Cada departamento tem o seu próprio regimento seguindo as normas estatutárias e regimentais do Seareiros.

Atualmente, a estrutura administrativa do Seareiros é composta por nove departamentos, cada qual com as suas especificidades: 

1- DOD (Departamento de Orientação Doutrinária);
2- DCD (Departamento de Comunicação e Divulgação);
3- DAP (Departamento Administrativo e Patrimonial);
4- DIJ (Departamento Infanto-Juvenil);
5- DAC (Departamento de Arte e Cultura);
6- DAS (Departamento de Autossustentação)
7- DE (Departamento de Eventos);
8- DM (Departamento de Marketing).