Homossexualidade - Centro Espírita Seareiros de Jesus - Americana/SP

Homossexualidade 

Homossexualidade

Luiz Fernando Lopes, professor universitário, farmacêutico, mestre em psicologia pela USP e autor do livro Sexo e Consciência, esteve presente no Seareiros no dia 17/08 para abordar uma das temáticas que compôs o mês de Estudos Espíritas, a Homossexualidade. A clareza de seu pensamento acompanhada de uma apresentação envolvente, bem-humorada, repleta de exemplos e ilustrada por muitas imagens manteve-nos conectados com sua fala por quase duas horas (tempo estendido dado o interesse de todos). 

Pautado nas obras de Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, Ivone do A.Pereira e Raul Teixeira e no conhecimento da ciência e da psicologia ele nos apresentou argumentos e exemplos para explicitar e diferenciar as ideias de: sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual, contextualizando-as com os conhecimentos acerca da sexualidade no Espírito, em especial sua neutralidade. 

No que se refere às questões culturais, apresentou uma linha com tempo com alguns dados históricos mais significativos e o panorama geral sobre como a homossexualidade vem sendo encarada nos diferentes países e culturas na atualidade, destacando e problematizando as recentes conquistas de direitos civis, entre eles a constituição de núcleos familiares e a adoção. 

Abordou ainda, segundo seus estudos, as origens e as possibilidades da homossexualidade como experiência para o Espírito encarnado. Ao final trouxe orientações a todos nós, em especial aos atendentes do serviço fraterno, quanto à necessidade da empatia e da indulgência para uma convivência fraterna pautada na lei do amor. 

 

por Rodrigo Neris